• Matheus P. Oliveira

Você conhece o cinema Mumblecore?


Fonte (Imagem): Mubi

A ESTÉTICA DO "FAÇA VOCÊ MESMO!"

O Mumblecore é um movimento de cinema independente que surgiu em 2002, entre uma conversa de amigos, no intervalo das exibições de um festival de Cinema Independente.

Os principais nomes do movimento são: Joe Swanberg, Aaron Katz, Andrew Bujalski, Mark e Jay Duplass. Estes foram os PRIMEIROS CINEASTAS a ganharem visibilidade, tanto nos EUA quanto internacionalmente. Andrew Bujalski foi o "pai" do gênero, introduzindo o primeiro filme do movimento, o Funny Ha ha (2002) - a imagem acima.

Apesar de ser um movimento inspirado no Cinema Independente Americano de John Cassavetes, os artistas do Mumblecore não queriam ser rotulados como pertencentes a uma movimento, pois isso os limitariam, em todos os aspectos.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DESSE MOVIMENTO:

- Orçamentos baixíssimos.

- Roteiros e cenas improvisadas.

- Atores não-profissionais.

- Temas que giram em torno de relacionamentos amorosos entre jovens que estão entrando para a vida adulta.

Outrora, alguns críticos diziam que o Mumblecore era mais um movimento cinematográfico que estaria se baseando em uma moda, surgida entre os impulsos de uma conversa de bar, com jovens ainda cheios de pretensão.

Quase todos os filmes do Mumblecore passavam nos festivais importantes do país, incluindo o Sundance. Essa foi a fase em que o Mumblecore começou a aparecer nos holofotes, graças à qualidade de seus filmes.

O movimento chamou atenção para algumas discussões importantes, como o barateamento das produções com a chegada do Cinema Digital (citando o Dogma 95) e o novo modo de se fazer Cinema.

PRINCIPAIS CINEASTAS E SEUS RESPECTIVOS FILMES:

- Funny Ha Ha (2002), de Andrew Bujalski

- Admiração Mútua (2003), de Andrew Bujalski

- Beijando na Boca (2005), de Joe Swanberg

- The Puffy Chair (2005), de Mark e Jay Dupless

- Hannah Takes the Stairs (2007), de Joe Swanberg

- Quiet City (2007), de Aaron Katz

- Baghead (2008), de Mark e Jay Dupless

#Filmes #Cinema #Mumblecore

1 comentário