• Leandro A. de Sousa

Jeanne Moreau morre aos 89 anos


Uma das atrizes mais consagradas da França, Jeanne Moreau, morreu hoje (31) aos 89 anos. A informação veio do agente da atriz. Não foi revelada a causa da morte.

Em 65 anos de carreira, atuou em mais de 100 filmes, com grandes diretores como François Truffaut, Michelangelo Antonioni, Roger Vadim, Orson Welles e Rainer Werner Fassbinder.

Na Direção, Jeane esteve à frente de filmes como Lumière (1976) e L'Adolescente (1979).

Ganhou dois prêmios BAFTA de Melhor Atriz Estrangeira por Viva Maria! (1965) e Jules et Jim (1962). Além de ter sido premiada em Festivais como Cannes, Berlim e Veneza.

No cinema brasileiro, deixou sua marca no filme Joanna Francesa (1973), de Cacá Diegues. No filme, a Atriz interpretou a dona de um prostíbulo em São Paulo que vai para Alagoas atrás de um cliente que é loucamente apaixonado por ela.

Em 2009 foi homenageada no festival do Rio. Em entrevista a um jornal, declarou que não podia impedir que a chamassem de "Diva".

"Não tenho como impedir que me chamem de 'diva'. Esses títulos de 'musa', 'estrela', 'lenda viva' não têm nenhuma influência em minha rotina. Não tenho como fazer as pessoas calarem a boca, nem tento evitar que me chamem assim. Se sou merecedora de tudo isso? Não sei" Afirmou, essa lenda do cinema.

#JeanneMoreau #RIP