• Matheus P. Oliveira

Dica do Dia | Quatro Casamentos e um Funeral (1994)


Escrito por Richard Curtis (Simplesmente Amor e Questão de Tempo) e dirigido por Mike Newell, Quatro Casamentos e um Funeral é uma daquelas raras comédias românticas que escapam do convencional e entregam algo de especial. Por juntar comédia e romance e, assim, balanceá-las com cuidado e dinâmica, este filme adquire uma certa semelhança com Harry & Sally, mas ainda sim diferindo-se por seu admirável tom farsesco. Desse modo, o tempero especial para esta encantadora obra, são seus peculiares toques de tom e trama. Juntem a competente direção de Newell, o ótimo roteiro de Curtis, e a irresistível química que Hugh Grant (Nothing Hill) e Andie MacDowell (Dia da Marmota) transmitem, e verão um delicioso filme.

Assim, no centro da história, temos o desapegado Charlie (Grant), que logo no primeiro casamento do filme, apaixona-se à primeira vista por Carrie (MacDowell), uma americana que muda de forma drástica a sua filosofia sobre relacionamentos. Quase não sabemos a respeito da vida privada de ambos, mas o suficiente que nos é informado já prende e cativa.

E apesar de possuir um arco dramático típico entre casais de comédia romântica (como mostra o parágrafo acima), Quatro Casamentos e Um Funeral consegue se esquivar dos inúmeros clichês do gênero e contar uma bela e reflexiva história. É, antes de tudo, uma obra inteligente; e de convencional, só têm o gênero. Como o próprio título do filme mostra, o amor entre os dois floresce nesses cinco eventos (nos 4 casamentos e no único funeral), mas não necessariamente nessa ordem. O resto é surpresa.

Quatro Casamentos e Um Funeral (Four Weddings and a Funeral - Grã-Bretanha, 1994) Direção: Mike Newell. Roteiro: Richard Curtis. Elenco: Hugh Grant, Andie MacDowell, Kristin Scott Thomas, Simon Callow, John Hannah, Rowan Atkinson, Charlotte Coleman, James Fleet, David Bower e Anna Chancellor. Duração: 117 min.

#HughGrant #AndieMacDowell #RichardCurtis #MikeNewell