• Matheus P. Oliveira

Dica do Dia | Jim & Andy (2017)


Jim Carrey, em 1999, interpretou o comediante Andy Kaufman em O Mundo de Andy. Este longa, que foi dirigido por Miloš Forman, é lembrado por possuir a melhor das performances de Carrie dentre seus inúmeros filmes; carrega, inclusive, o peso de ser uma obra-transição para a vida pessoal e profissional de Jim Carrey, que teve seus limites testados ao incorporar quase ao extremo a própria personalidade de Andy Kaufman (atuação que quase lhe rendeu o Óscar como melhor ator).

E com o objetivo de elucidar diversos detalhes até então ocultos, o documentário Jim & Andy, dirigido por Chris Smith, criado com base nas filmagens encontradas no escritório de Jim Carrey, apresenta-nos a jornada e, consequentemente, as pegadas que a performance presente em O Mundo de Andy legou à carreira de Jim Carrey. Este, que é um ótimo documentário, demonstra a importância, os métodos, e o peso desta atuação já tradicional na História do Cinema.

Sendo assim, Jim & Andy (composto por entrevistas e filmagens de bastidores) oscila entre um Jim Carrey novo, cheio de energia, e no auge de sua carreira; e um atual, que é mais tranquilo, experiente e, aparentemente, esclarecido sobre os diversos mistérios e as inúmeras frustrações da vida. Jim & Andy, além de ser um documentário que demonstra quão forte pode ser a potência da atuação na vida de um ator, é - antes de tudo - um relato humano, quase uma confissão, do que Jim Carrey se submeteu ao incorporar Andy Kaufman. Assim, sem exagero, há um Jim Carrey antes e depois de O Mundo de Andy.

Obs: aos que gostaram do documentário sobre Brando (A Verdade Sobre Marlon Brando), talvez gostarão de Jim & Andy, pois há certa semelhança entre ambos, seja pelo nível pessoal do que é dito, seja pela relação entre obra e ator. Aliás, os dois estão disponíveis na Netflix.

Jim & Andy (Jim & Andy: The Great Beyond - Featuring A Very Special, Contractually Obligated Mention of Tony Clifton - EUA, 2017) Direção: Chris Smith. Elenco: Jim Carrey, Bob Zmuda, Lynne Margulies e Jerry Lawler. Duração: 95 min.

#JimAndy #Netflix #JimCarrey #AndyKaufman