• Matheus P. Oliveira

Dica do Dia | Vicky Cristina Barcelona (2008)


Woody Allen possui uma longa carreira no Cinema, tendo começado a escrever e a dirigir filmes em meados dos anos 60, centrado na comédia pastelão (O Que Há, Tigresa? e Um Assaltante Bem Trapalhão, são exemplos). Anos após comédias e incontáveis obras-primas (Annie Hall, Manhattan, Crimes e Pecados, Desconstruindo Harry, etc.), Allen resolveu migrar para o romance, explorando assim a complexidade dos relacionamentos amorosos. E um deles, talvez o que melhor a explore, é Vicky Cristina Barcelona, pertencente à época fílmica mais atual de Woody Allen, a dos anos 2000. O cenário do filme é Barcelona, e nossas protagonistas são duas americanas de nomes Vicky (Hall) e Cristina (Johansson). As duas, em seus inúmeros passeios pela cidade, se apaixonam por Juan Antonio (Bardem), um pintor que ainda guarda sentimentos por sua ex-mulher, Maria Elena (Cruz), também pintora.

Mas e se esta ex-mulher retorna ao lar de seu ex-marido, Juan Antonio, enquanto este mantém um relacionamento com uma daquelas moças? E se uma delas decide fazer algo fora do comum? O que acontece? Evidentemente, eu não posso responder, e você terá que assistir para saber. Com uma fotografia que enfatiza o charme europeu, unidos aos mais belos pontos turísticos que refletem as nuances de nossos personagens, Woody Allen nos apresenta mais uma história de forma brilhante, competente e cativante. Vick Cristina Barcelona expande o conceito do Amor e aborda questões sobre relacionamentos, mas não nos dá as respostas - e isto é muito bom.

Vicky Cristina Barcelona (Idem - Espanha/EUA, 2008) Direção: Woody Allen. Roteiro: Woody Allen. Elenco: Penélope Cruz, Scarlett Johansson, Javier Bardem, Rebecca Hall, Patrícia Clarkson, Chris Messina, Kevin Dunn. Duração: 96 minutos.

#VickyCristinaBarcelona