• Matheus Oliveira

Dica do Dia | Projeto Flórida (2017)


Projeto Flórida talvez seja o melhor filme do ano passado, e se ele estivesse num pódio, levaria a medalha de ouro. Escrito e dirigido por Sean Baker, esta obra consegue ser singela e realista ao mesmo tempo. Singela, porque maquia a realidade dos adultos através da alegria contagiante das crianças; e realista, por deixar a realidade alheia, mas sempre palpável para o espectador (ela está presente, mas é sempre sugestiva). Apesar de possuir um veterano da atuação como Willem Dafoe, quem realmente chama a atenção são os atores iniciantes, cujas performances exprimem um grau elevadíssimo de naturalidade - e a maioria deles são crianças. Aliás, um destaque para Brooklynn Prince, que expressa como ninguém a carisma e a doçura de uma criança.

O ritmo do filme, no entanto, pode incomodar alguns que preferem algo mais ágil e fluido, pois pouca coisa "relevante" (aos olhos do público em geral, é claro) acontece na maioria da projeção; e isto, porém, tem um motivo: o longa é um recorte de uma vida rotineira de crianças e adultos de um Conjunto Habitacional, na qual pouca coisa acontece - por isso a falta de fluidez narrativa. No fim das contas, essa "lentidão", essa monotonia de acontecimentos, é útil e proposital, porque serve para chocar o público quando algo de maior dramaticidade ocorrer; ela, também, nos prepara (ou desprepara) para um momento crucial, essencialmente turbulento, o qual tememos que ocorra durante toda a projeção; daí o caráter singelo e realista deste belo filme, que, de certo maneira, traz uma reflexão: "O que seria do mundo sem as crianças?"

Projeto Flórida (The Florida Project - EUA, 2017). Direção: Sean Baker. Roteiro: Sean Baker. Elenco: Brooklynn Prince, Bria Vinaite, Willem Dafoe, Valeria Cotto, Christopher Rivera, Mela Murder, Caleb Landry Jones, Aiden Malik, Macon Blair, Sabina Friedman-Seitz, Karren Karagulian, Sandy Kane, Carl Bradfield, Gary B. Gross, Sonya McCarter, Josie Olivo, Rosa Medina Perez, Jasineia Ramos, Kit Sullivan, Patti Wiley, Jason Blackwater, Jim R. Coleman, Kelly Fitzgerald, Krystal Gordon, Betty Jeune, Joanne Moreno, Lauren O'Quinn, Edward Pagan e Samantha Parisi. Duração: 111 min.