• Matheus P. Oliveira

Dica do Dia | Inverno da Alma (2010)


Jennifer Lawrence parece ser reconhecida pelos filmes errados e, por isso, é subestimada e classificada como uma atriz mediana. Geralmente citada pela saga dos Jogos Vorazes e pela série dos filmes X-Men (Primeira Classe, Dias de um Futuro Esquecido e Apocalypse), Lawrence é muitas das vezes menosprezada justamente porque as obras em que suas atuações se mostram relevantes são pouco comentadas pelo grande público (com exceção, porém, de O Lado Bom da Vida, no qual sua notável atuação trouxe um equilíbrio entre a qualidade de performance e a popularidade do filme em razão da indicação ao Oscar): Mãe! é um bom exemplo disso, mas Inverno da Alma, um dos primeiros trabalhos de destaque desta premiada atriz, é o exemplo definitivo.

Nesse filme, dirigido e escrito por Debra Granik, Jennifer Lawrence interpreta Ree Dolly, uma adolescente à procura do pai, que desapareceu do mapa ainda sob fiança. O desconhecimento do seu paradeiro por parte das autoridades põe em risco a vida tranquila da família Dolly. Seu pai, Jessup, pôs como pagamento da fiança a sua casa, e se ele não comparecer ao tribunal até uma data limite, a casa será tomada. É a partir desta trama que este longa de suspense se revela. Possuidor de um estilo semelhante ao de Os Suspeitos (o de 2013), agarrado a uma atmosfera extremamente sombria e delineado por pequenos e essenciais detalhes (um sino badalando, o zumbido do vento que invade as casas, etc.), Inverno da Alma possui um aspecto agoniante de terror, no qual se sugere, a todo momento, trágicos acontecimentos em decorrência das pessoas que Ree desafia em prol da verdade sobre o desaparecimento do seu pai.

Aqui, Debra Granik consegue retirar de Lawrence uma atuação um tanto complexa, na qual, por fora, vemos uma Ree quieta, paciente e amável e, por dentro, uma jovem repleta de coragem e persistência, movida por um profundo sentimento de indignação. Indicado a quatro categorias do Oscar (Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado), Inverno da Alma arrancou uma das mais significantes atuações de Jennifer Lawrence, que parecia antecipar o seu trabalho em Mãe!.

Inverno da Alma (Winter's Bone - EUA, 2010). Direção: Debra Granik. Roteiro: Debra Granik. Elenco: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Lauren Sweetser, Garret Dillahunt, Dale Dickey e Shelley Waggener. Duração: 100 minutos.