top of page
  • Foto do escritorMatheus Oliveira

Dica do Dia | A Hora do Show (2000)

Atualizado: 22 de out. de 2020


 

A HORA DO SHOW é um desses filmes únicos, feito por um cineasta igualmente único. A filmagem é documental e serve para acentuar um desconforto geral, uma ambiguidade que reforça sua sátira; e a atuação, que intercala a caricatura e o novelão, serve ao mesmo propósito. Tem vezes que o filme soa cruel, mas tão cruel, que chega a ser difícil de assisti-lo; e se assim soa, é porque o método de Lee dá certo - e muito certo. É um método cru, mas ainda assim fresco e deliberadamente descontraído, mas quando quer chocar, choca. O tema não é novo, apesar de urgente: não é nada que já não tenha sido discutido. O diferencial mesmo é o estilo de Spike Lee, que eleva o tema a outro patamar, na amplitude, por exemplo, de REDE DE INTRIGAS, do Lumet (penso que ele seja mais rico do que a obra de 1976). É como se o tema ganhasse mais arestas a cada ousado posicionamento de câmera e a cada tirada sonora. É tudo muito rico. A estilização lembra vagamente o hip-hop montage utilizado em RÉQUIEM PARA UM SONHO, mais no sentido de tornar a ação e o tema rítmicos. E não é só estetismo. Exemplo ideal de como forma e conteúdo devem coexistir.


NOME ORIGINAL: Bamboozled. DIREÇÃO/ROTEIRO: Spike Lee. ELENCO: Damon Wayans, Savion Glover, Jada Pinkett Smith, Tommy Davidson, Michael Rapaport, Thomas Jefferson Byrd, Paul Mooney, Gillian White, Susan Batson, Yasiin Bey, M.C. Serch, Gano Grills, Canibus, DJ Scratch e Charli Baltimore. DURAÇÃO: 136 min.


 

Sobre o autor:


Matheus P. Oliveira, 6 de Agosto de 1998, co-fundador e editor do Fala Objetiva. Amante de Cinema e leitor assíduo. Ainda sonha em conhecer por completo o rico universo que o Cinema possui. Tem como inspiração para seus escritos o legado de grandes pensadores desta área, de Bazin à Pauline Kael. De forma árdua, tenta unificar ao máximo todas as outras artes em sua mais que amada arte: o Cinema. Quanto ao futuro - não muito distante -, ele pretende dirigir e escrever alguns filmes.

Twitter: mathp_oliveira

Instagram: mathp_oliveira

Posts recentes

Ver tudo

Comecei no automático este texto. Queria escrever sobre arte, sobre algum detalhe a ver com arte, mas realmente não sei do que este texto se trata. Ou sei? Pois bem, vejo tanta gente balbuciando sobre

bottom of page