• Matheus Oliveira

Uma Palavrinha | A Noite (1961)

Atualizado: 22 de Out de 2020


Aqui os personagens não se encontram alienados como costumamos ver em outros filmes do Antonioni, mas plastificados. Não possuem vida, pois são vazios de caracterização, e isto nada tem a ver com o vazio interno de suas personalidades. A encenação através da arquitetura é interessante e dá mesmo uma ideia de vazio existencial, mas é tão sugestiva e abstrata que às vezes nada diz. Algumas das interpretações não fogem da normalidade: Mastroianni e Vitti no automático. Moreau, por sua vez, com sua habilidade de dominar o silêncio, se destaca. Segunda parte da Trilogia da Incomunicabilidade (o primeiro se chama A AVENTURA e o segundo O ECLIPSE).


NOME ORIGINAL: La Notte. DIREÇÃO: Michelangelo Antonioni. ROTEIRO: Michelangelo Antonioni. ELENCO: Marcello Mastroianni, Jeanne Moreau, Monica Vitti, Bernhard Wicki, Rosy Mazzacurati, Maria Pia Luzi, Guido A. Marsan, Vittorio Bertolini, Vincenzo Corbella, Ugo Fortunati, Gitt Magrini, Giorgio Negro, Roberta Speroni e Umberto Eco. DURAÇÃO: 122 min.



Sobre o autor:

Matheus P. Oliveira, 6 de Agosto de 1998, co-fundador e editor do Fala Objetiva. Amante de Cinema e leitor assíduo. Ainda sonha em conhecer por completo o rico universo que o Cinema possui. Tem como inspiração para seus escritos o legado de grandes pensadores desta área, de Bazin à Pauline Kael. De forma árdua, tenta unificar ao máximo todas as outras artes em sua mais que amada arte: o Cinema. Quanto ao futuro - não muito distante -, ele pretende dirigir e escrever alguns filmes.

Twitter: mathp_oliveira

Instagram: mathp_oliveira